quarta-feira, 18 de julho de 2012

Documentário - Vips: Histórias Reais de um Mentiroso

  

Marcelo Nascimento da Rocha é um caso curioso de mentiroso. Com um talento impressionante para inventar histórias, o vigarista paranaense começou dando pequenos golpes e atingiu o "ápice de sua carreira" ao enganar o apresentador Amaury Jr. no Carnaval do Recife, em 2001, ocasião em que fingiu ser filho do dono da empresa de aviação Gol.

  O episódio fez com que a escritora Mariana Caltabiano procurasse por Marcelo em 2003, período em que o rapaz, então com 29 anos, estava preso no Centro de Triagem de Curitiba. Foi lá que a escritora, que também é responsável pelo site infantil iGuinho, gravou as doze horas de entrevista que resultaram no livro "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", lançado pela editora Jaboticaba em 2005 e sucesso desde então.
  Ele se passou por repórter, líder de rebelião em presídio, celebridade e até piloto, e inspirou Mariana Caltabiano a escrever o livro e dirigir o documentário homônimos.
O documentário, que fez parte da seleção de 2010 do Festival de Cinema do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um relato detalhado feito pela autora após um ano de apuração. Além do personagem central, a escritora conversou com todos que de alguma forma participaram de sua história, com depoimentos de sua mãe, esposa, familiares, amigos, policiais e famosos para traçar o perfil do criminoso que se tornou personagem.
Confira agora o documentário:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

0 comentários:

Postar um comentário